E.E.E.P. FLÁVIO
GOMES GRANJEIRO
PROJETO DE LEITURA
ll GINCANA DE LINGUA PORTUGUESA
DURAÇÃO: 30 DIAS
PERIODO: 18/08/16 À 20/09/16
Paraipaba - 2016
|
PROJETO DE LEITURA
ll GINCANA DE LÍNGUA
PORTUGUESA
1-
Justificativa
A leitura na escola tem sido um objeto de
ensino e de fundamental importância para o desenvolvimento e crescimento
intelectual de nossos alunos. Para tanto é necessário incentivá-los e
despertá-los para o hábito da leitura de forma que ela se transforme em um
objeto de informação, divertimento e prazer. Ao observarmos que muitos de
nossos alunos ainda não detêm esse hábito, ou seja, não têm contato sistemático
com a diversidade de textos, houve a necessidade de criar um projeto de leitura
no qual venha motivar e conscientizar nossos educandos sobre a importância da
leitura em suas vidas. Este projeto vem em forma de uma gincana (ll Gincana de
Língua Portuguesa) que será destinado aos primeiros e aos segundos Anos (Informática,
Administração, Turismo e Agroindústria) onde todas as tarefas serão voltadas
para as práticas de leitura como uma forma de inseri-los ao mundo da cultura e
da informação.
2.
Objetivos
Geral
Desenvolver
ações que despertem a curiosidade e o interesse dos alunos pela leitura.
Específicos
Estimular de forma criativa, a formação do
hábito de leitura e escrita;
Propiciar o contato com diferentes tipos de
leituras;
Exercitar a habilidade de falar em público;
Estimular o educando à prática de leitura, despertando assim, a imaginação, a
criatividade, a fantasia e o prazer de ler.
3-
Desenvolvimento
O Projeto ll Gincana de Língua Portuguesa será
desenvolvido através de tarefas voltadas para à prática da leitura e escrita
com as turmas 1º e 2º Ano de Informática, 1º e 2º Ano de Administração, 1º Ano
de Turismo e 2º Ano de Agroindústria. Cada turma receberá as tarefas e se
responsabilizará de desenvolvê-las de forma participativa e responsável num
período de 30 (trinta) dias. Cada turma terá um professor orientador e um líder
de sala que coordenarão todo o trabalho que será realizado durante este período
com sua respectiva turma.
Conclusão
Acreditamos que com a realização deste projeto,
teremos alunos mais fortalecidos com a prática da leitura, capazes de
desenvolver suas habilidades orais e escritas uma vez que estes serão
estimulados a compreender o que lê.
Por isso, acreditamos que esse projeto seja um
excelente meio para a formação de leitores competentes, para o estímulo ao
hábito da leitura e a dinamização da mesma.
Esperamos ainda, que os resultados apareçam em
todas as atividades propostas pelos professores em suas respectivas disciplinas
e que tenhamos alunos motivados, confiantes e seguros na tarefa de aprender
para si e a partilhar com o outro.
A gincana terá as seguintes tarefas:
01.
O maior número de livros lidos durante o projeto; (10 pontos por cada livro
lido)
02.
O maior número de livros paradidáticos arrecadados; (10 pontos para cada livro)
03.
O melhor contador de história; (50 a 100 pontos).
04.
A melhor representação teatral da cena de um livro; (50 a 100 pontos)
05. A melhor redação dissertativa que terá como
tema: A importância da leitura nos dias atuais; (50 a 100 pontos)
06.
A mais bela declamação de uma poesia criada pela equipe; (50 a 100 pontos)
07.
O maior número de respostas corretas do “Quiz Show” de livros indicados pela
comissão organizadora (10 pontos para cada resposta correta)
08.
A mais bela paródia sobre a Escola Flávio Gomes Granjeiro; (50 a 100 pontos)
09.
O melhor desfile com caracterização de um personagem de um livro. (50 a 100
pontos)
10.
A melhor propaganda de um livro da biblioteca.
Regulamento
DISPOSIÇÕES
PRELIMINARES
Deverão participar da ll Gincana de Língua
Portuguesa todos os alunos regulamente matriculados nos cursos 1º e 2º Ano de
Informática, 1º e 2º Administração, 1º Ano Turismo e 2º Ano de agroindústria.
A gincana acontecerá em duas etapas:
A 1ª etapa acontecerá no dia 19/09/16 –
conclusão da tarefa nº 01 e 02 (o representante de cada turma irá à biblioteca
da escola verificar a quantidade de livros lidos durante o desenvolvimento do
projeto e apresentar a quantidade de livros arrecadados
por cada equipe.
A 2ª etapa acontecerá no dia 20/09/16 – com a
realização das demais tarefas.
DA
COMISSÃO ORGANIZADORA
Art.1º - A comissão organizadora será formada
pelos professores de Linguagens e Códigos Francisco Alves da Silva, Cícera Danielly
Abreu do Nascimento, Rejiane dos Santos Sousa, Jocivalda Teixeira Ferreira,
Mario Bevenuti Filho, as professoras da Centro de Multimeios Antonia Marlene de
Sousa Colaço, Estela Azevedo Damasceno e Adail dos Santos Teixeira.
Art.2º - A comissão organizadora será responsável
pela indicação dos livros para o Quiz Show, tarefa de número 07.
Art 3º - A comissão organizadora será responsável
pela elaboração do Quiz Show.
DA COMISSÃO JULGADORA
Art.4º - Os jurados serão em número de três (escolhidos
pela comissão organizadora)
DAS EQUIPES DAS PROVAS
Art.5º - Serão três equipes divididas em cores
(azul, amarelo e vermelho) cada equipe deverá ser formada por todos os alunos
participantes de cada sala ( 1° e 2º ano A – Informática ), ( 1º e 2º Ano B –
Administração ) e ( 1º Ano C Turismo e
2º Ano C Agroindústria)
Art.6º- As turmas 3º A
(Informática), 3º B (Administração) e 3º C (Agroindústria) serão convidados a
apoiar as demais equipes em seus respectivos cursos.
Art.7º - Cada equipe terá um professor
coordenador de equipe.
Art.8º - Cada equipe deverá formar uma equipe
organizadora na qual possa coordenar todas as tarefas.
Art.9º- Cada equipe deverá
escolher um grupo de 05 alunos para responder as perguntas do Quiz Show.
Art.10º - A redação deverá ser
produzida em sala de aula com data marcada pela comissão organizadora.
Art.11º - É de inteira
responsabilidade da equipe e do seu professor coordenador, bem como os
participantes das torcidas, estar identificados com sua respectiva cor no dia
da culminância da gincana. (a identificação das equipes pode ser através de
balões)
DAS
PROVAS
A gincana
acontecerá em duas etapas:
Art.12º - A 1ª etapa acontecerá
no dia 19/09/16 – conclusão da tarefa nº 01 e 02 - O maior número de livros lidos
durante o projeto e a quantidade de livros arrecadados - apresentados por um
membro de cada equipe.
Art.13º - Os livros arrecadados
deverão ser novos ou em perfeita condições de uso, como também indicados ao
público infanto juvenil e avaliados pela
comissão organizadora.
Art.14º - A 2ª etapa acontecerá
no dia 20/09/16 – realização das demais tarefas.
03. O melhor contador de história; (50 a 100
pontos).
04. A melhor representação teatral da cena de
um livro; (50 a 100 pontos).
05. A melhor redação dissertativa que terá como
tema: A importância da leitura nos dias atuais; (50 a 100 pontos)
06. A mais bela declamação de uma poesia criada
pela turma; (50 a 100 pontos)
07. O maior número de respostas corretas do
Quiz show;(10 pontos por cada resposta correta)
08. A mais bela paródia sobre a escola Flávio
Gomes granjeiro; (50 a 100 pontos)
09. O melhor desfile com caracterização de um
personagem de um livro lido da biblioteca da escola. (50 a 100 pontos)
10. A melhor propaganda de um livro da biblioteca.(50
a 100)
DA
PONTUAÇÃO
Art.15º - As tarefas de número
01 e 02 e 07 receberão 10 pontos (para cada livro lido, cada livro arrecadado e
para cada resposta correta do Quiz Show. As demais receberão 50 a 100 pontos
por cada tarefa cumprida.
Art.16º - Além da pontuação por
tarefa cumprida, será acrescido um bônus de 50 pontos para a equipe que melhor
se comportar durante as apresentações.
Art.17º -
As
redações deverão ser entregues a professora de redação para que possam ser
corrigidas e classificadas (uma para cada equipe).
DO TEMPO
Art.18º – Cada equipe terá até
10 minutos para realização da tarefa de nº 03 e até 15 minutos para a tarefa nº
04.
DAS
PENALIDADES
Art.19º - Será penalizada a
equipe em que qualquer um dos seus componentes dissimular a leitura do livro
retirado na biblioteca como forma de cumprir a tarefa de nº 01. A penalidade
será de 10 pontos a menos por cada livro identificado como não lido.
Art.20º - Qualquer uma das
equipes que desrespeitar a equipe adversária com vaias, xingamentos ou
palavrões será penalizada em 50 pontos.
DOS
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Art.21º- Ao término da gincana
será declarada campeã a equipe que contabilizar o maior número de pontos. Em
caso de empate entre duas ou mais equipes será considerado critério de
desempate, uma(s) pergunta(s) relacionada(s) ao conteúdo de Literatura estudado
durante a aplicação do projeto.
DA
CLASSIFICAÇÃO
Art.22º- Será classificada em
1º lugar a equipe que obtiver a maior pontuação dentre as equipes 1º e 2º A –
Informática, 1º e 2º B – Administração e 1º C – Turismo e 2º ano de
Agroindústria
DA
PREMIAÇÃO
DISPOSIÇÕES
FINAIS
Art.23º – Fica firmado neste
regulamento que qualquer problema que surgir no decorrer da gincana e não
estiver aqui mencionado será responsabilidade da comissão organizadora decidir,
sem que haja qualquer intervenção das equipes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário