quinta-feira, 17 de junho de 2010

1ª fase do Projeto de Leitura "Eu leio eu, conto"

Amanhã, 18 de junho, estarei concluindo a primeira fase do projeto de leitura "Eu leio eu conto". Todos os alunos já estão com um livro em mãos para a leitura que será posteriormente partilhada na roda de contação de histórias da qual consiste a segunda fase do projeto.
Antonia Marlene de Sousa Colaço
( Professora de Língua Portuguesa)

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa

As oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - categoria crônicas- tiveram início no dia 10 de maio nas turmas de Informática, Turismo e Agroindústria na Escola Flávio Gomes Granjeiro.
Trabalhar crônicas nas oficinas, está sendo pra mim uma experiência maravilhosa, pois apesar de ser um gênero, talvez novo para os alunos, me encontro extremamente surpresa com a participação e interesse dos alunos em ler e comentar as crônicas que foram selecionadas para as oficinas e principalmente aquelas que fazem parte de suas próprias pesquisas. Acredito que todo este trabalho terá resultados positivos tanto na leitura como no desafio de produzir textos de diferentes gêneros.Tenho convicção que não estou trabalhando a Olimpíada de Língua Portuguesa porque a escola me impôs, mas sim porque acredito no respaldo que ela dará aos nossos jovens adolescentes que tanto precisam despertar para pequenas coisas do nosso cotidiano.
Antonia Marlene de Sousa Colaço
( Professora de Língua Portuguesa)

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Projeto de Leitura: Eu leio, eu conto

O Projeto de leitura "Eu leio, eu conto" será desenvolvido na Escola Flávio Gomes Granjeiro no período de 14/06/2010 à 28/06/2010. Este projeto tem como objetivo desenvolver no aluno o hábito da leitura, melhorar a capacidade de leitura compreensão do que lê e adquirir habilidades de produzir textos. A aplicação do projeto terá três fases. A 1ª fase consiste em estimular os alunos à leitura. Todos irão a biblioteca da escola para fazer a esclha de um livro e posteriormente partilhar o que foi lido. A 2ª fase do projeto consiste em trabalhar a oralidade através de roda de contação de história, ou seja, cada aluno contará varbalmente para a turma a história lida. A 3ª fase consite em estimular os alunos à escrita(Produção textual).O professor pedirá aos alunos que escrevam uma carta para os alunos da turma vizinha contando sobre a historia lida, expondo seu gosto pelo enredo da história, o que gostou, o que não gostou, etc. Cada turma escreverá entre si até que se complete o círculo entre as turmas de Informática, Turismo e Agroindústria das quais se destina este projeto.
As cartas deverão ser colocadas no correio da escola com data marcada pelo professor responsável pelo projeto "Eu leio, eu conto". Cada sala escolherá um carteiro para ficar responsável pelas correspondências da turma.
Acredito que os alunos terão maior prazer na realização da leitura, desenvolverão habilidades focalizadas na prática da escrita de modo que possa superar possíveis dificuldades encontradas no ato de produzir textos.
Espero ainda que os resultados apareçam em todas as atividades propostas pelos professores em suas respectivas disciplinas e que tenham alunos motivados, confiantes e seguros na tarefa de aprender para si e partilhar com o outro.
Antonia Marlene de Sousa Colaço
( Professora de Língua Portuguesa)